Se a sua empresa já trabalha ou está pensando na contratação de um parceiro para ajudar na terceirização de algumas atividades chaves do seu negócio, é importante entender a dinâmica para gestão e administração desses funcionários, uma vez que não fazem parte do seu quadro de funcionários diretos, no entanto, estão trabalhando dentro das suas dependências e tem as mesmas responsabilidades em termos de entregar resultados.
De maneira geral, antes de iniciar uma parceria é super importante avaliar como será feita a administração desses funcionários, se por pessoal interno e/ou externo e como será a relação de trabalho e hierarquia com os demais funcionários, afinal, são eles que vão determinar o sucesso do seu negócio.
Por outro lado, parte substancial do corpo de gerentes e diretores de empresas não se deram conta que sim, é super importante zelar pela gestão e harmonia de todos os funcionários, terceirizados ou não!
Esse artigo visa elucidar alguns pontos chaves para a boa gestão dos funcionários terceirizados de sua empresa, haja visto que somente um trabalho em conjunto entre as empresas (empregadora e prestadora de serviço) fará com que o desempenho de todos estejam na mesma página!
Então fique até o final e aproveite as nossas dicas:
Integração com todos da equipe
Algum dia passou pela sua cabeça como você poderia motivar todos os funcionários terceirizados? Isso é importante?!
É um questionamento pertinente e presente em grandes empresas e corporações que tem no seu time de terceiros parte do sucesso da companhia.
Se todos estiverem na mesma página, focados no mesmo objetivo, desejando o mesmo resultado, a sua empresa terá êxito na integração entre os terceiros.
Não se pode melhorar aquilo que não se mede, e isso vale também para as atividades dos terceiros! Estabeleça metas claras, objetivas e factíveis com as atividades a serem realizadas.
As metas são necessárias e devem servir como norte para que todos os funcionários desempenhem um bom trabalho. Você como gestor também deve garantir os meios de se medir os resultados e a performance dos profissionais terceirizados.
Converse com o prestador de serviço e estabeleça os meios para essa medição, se possível, em contrato!
Defina muito bem um plano de capacitação e treinamentos operacionais para todos os funcionários terceirizados juntamente com a empresa contratada.
Aqui no Grupo KSE, por exemplo, sempre definimos os treinamentos operacionais em parceria com a empresa contratante. Isso já faz parte da nossa cultura ao longo dos mais de 23 anos de estrada do grupo.
Se o treinamento é para o time de logística, todos são incluídos e capacitados; Se precisamos criar um procedimento para o time da limpeza, tomamos o cuidado de incluir toda a equipe e assim por diante.
Por fim, pense na capacitação profissional como elemento motivador e agregador. Lembre-se que é importante para o melhor desenvolvimento da atividade fazer com que todos se sintam parte do negócio.
Até esse ponto já falamos da importância de definir regras e estabelecer metas para todos, também citamos o quão importante é a capacitação profissional de todos do time, entre outros. Agora é importante focar em como monitorar todas as atividades e os respectivos desempenhos das equipes terceirizadas dentro da sua organização.
Monitore todos os funcionários do setor com a mesma métrica! Atenção, não defina metas diferentes para funcionários CLTs ou Terceirizados – nunca faça isso!
Os feedbacks constantes para todos os terceiros é muito fundamental e deve fazer parte do dia a dia de uma empresa. Não adianta só cobrar quando é necessário – o que faz parte – mas também elogiar, ensinar, orientar e suportar as atividades terceirizadas.
Não tenha medo de dar feedbacks aos terceiros, desde que seja com educação, não há problemas, na verdade, é o dever da empresa!
Em alguns casos, faça registros do feedback ou utilize uma ou outra situação específica – normalmente em casos onde a segurança por algum motivo é colocada em risco – para orientar não apenas um funcionário, mas a equipe inteira.
Não se esqueça de comemorar o atingimento das metas com todos os funcionários, terceiros ou não! É importante celebrar as pequenas vitórias – vide o feedback – para que todos se sintam cada vez mais parte da equipe!
Além de criar uma rotina de monitoramento, se esforce para criar uma rotina de celebração de conquistas!
Perceba que esses gestos geram engajamento de todos e criam uma concorrência saudável em torno de um objetivo comum! Procure também premiar, na medida do possível, os melhores funcionários, as melhores práticas, as metas atingidas, um resultado surpreendente ou uma iniciativa que fez toda a diferença na sua operação!
Para concluir, vai aqui uma dica de ouro!
O Grupo KSE, por exemplo, sempre disponibiliza um canal direto de comunicação com o cliente, seja através de um supervisor in loco na operação do cliente, seja através do suporte do time comercial!
E lembre-se, a melhor maneira de garantir o sucesso é manter uma gestão igualitária e harmoniosa entre funcionários orgânicos e terceirizados.
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